O que é a blindagem arquitetônica

A blindagem arquitetônica é uma técnica utilizada para agregar proteção balística e contra invasão a um imóvel ou parte dele. Aberturas como portas e janelas, vidros e a própria alvenaria das paredes recebem materiais de alta resistência e passam a figurar como barreiras físicas realmente seguras.

A blindagem arquitetônica é uma característica auferida em determinadas composições de materiais por intermédio de norma brasileira criada pela ABNT e conferida pelo Ministério da Defesa, através de testes em campos e laboratórios específicos para sua devida homologação. Os fatores que devem ser analisados ao solicitar o projeto de blindagem arquitetônica são as estruturas da residência, as áreas de risco e o nível de blindagem arquitetônica a ser implementado, já que este deve estar de acordo com a necessidade da segurança.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Onde utilizar a Blindagem Arquitetônica

A blindagem arquitetônica pode ser aplicada em edifícios, prédios, apartamentos, casas, indústrias, salas comerciais, escritórios e residências.

Independente da característica do imóvel, ela preserva os elementos estruturais e arquitetônicos da construção. Os principais itens que podem receber a blindagem são portas, alvenarias e vidros.

O projeto de blindagem arquitetônica pode conter apenas uma porta blindada ou diversos elementos que protejam todo o perímetro do imóvel.

A blindagem arquitetônica também pode ter como foco um único cômodo, criando um ambiente seguro com a função de Salas Cofre ou Quartos do Pânico, por exemplo.

Portas

A porta blindada da Conceito Serralheria é a solução ideal para otimizar a segurança e garantir tranquilidade. Com várias opções de acabamento e design, a porta blindada permite sua instalação em todo tipo de casa e apartamento. A blindagem de portas também pode ser feita em qualquer estabelecimento comercial e industrial.

As portas blindadas Conceito Serralheria ainda podem conter isolamento térmico e acústico, e também podem receber sistemas de controle de acesso e automação de sua abertura e fechamento.

A porta blindada possui chaves computadorizadas que garantem a inviolabilidade do sistema de segurança da porta blindada. Possui fechadura multidirecional com diversos pontos de travamento (7 a 11 travas móveis), garantindo o máximo de proteção contra arrombamento.

A porta blindada Conceito Serralheria é regularmente submetida a testes balísticos e tentativas de arrombamento executados por instituições de referência e dentro dos padrões e normas do setor para atestar sua resistência a disparos de armas de fogo e anti-invasão.

A porta blindada pode ter vários níveis de proteção balística: do nível II – norma NIJ (calibre 357 Magnum) até nível III(FAL 7.62×51). Possui ainda placa blindada interna e externa em aço de alta resistência mecânica.

GUARITAS, CABINES E PORTARIAS

Uma das tendências do mercado de segurança é a blindagem de guaritas de vigilância, permitindo que um porteiro ou segurança, protegido pela guarita blindada, sinalize uma invasão ou um eventual ataque e acione a polícia ao identificar a ação suspeita, impedindo o acesso às áreas de circulação restrita.

E o investimento na guarita blindada tem sido providencial, haja vista o crescimento de assaltos e vandalismo tanto em condomínios residenciais como em estabelecimentos comerciais.

A guarita blindada pode ter os níveis de proteção balística Nível III A e III de blindagem e deve atender às normas ABNT NBR 15000 e NIJ STD 0108.01.

A guarita blindada possui estrutura em perfis de aço de alta resistência mecânica. A guarita blindada possui também quadros laterais facetados, piso e teto em chapas de aço balístico de alta resistência mecânica, com espessura adequada para a blindagem requerida.

Há visores blindados nas quatro faces da guarita blindada, constituídos de caixilhos construídos em aço estrutural balístico de alta resistência mecânica.

A estrutura dos caixilhos é dimensionada para acomodação perfeita dos vidros especificados na guarita blindada, bem como distribuição de seu peso ao longo da estrutura, permitindo sua dilatação/contração natural sem comprometimento das propriedades físicas da guarita blindada ao longo do tempo.

A guarita blindada possui escotilha blindada, instalada no piso da guarita, para acesso à cabine, dotada de tranca interna. A guarita blindada possui uma torre de sustentação em aço de alta resistência mecânica, com altura de 3 metros.

A guarita blindada possui miolo e forro em material isolante termo-acústico. A cobertura da guarita blindada conta com uma calha de captação de águas pluviais.

A guarita blindada da Conceito Serralheria pode ser pré-fabricada, fixa ou elevável. Para uma guarita de alvenaria, a Conceito Serralheria fornece os equipamentos para torná-la blindada, como porta, caixilho e vidro, gavetas passa-documento e passa-volumes, painéis blindados, venezianas, etc.

A guarita blindada dispõe de infraestrutura adequada e confortável para acomodar o profissional que ocupará o local. Um dos exemplos de infraestrutura da guarita blindada é a possibilidade de instalação de aparelho de condicionador de ar tipo Split 7.000/7.500BTU (aparelho não incluso) e sistema de interfonia incluso.

PASSA-VOLUMES

Itens como passa-volumes blindado, gavetas passa-documentos ou passa-delivery blindado são extremamente úteis em estabelecimentos que lidam com altos valores de ativos como transportadoras de valores, lotéricas, casas de câmbio ou instituições financeiras.

As gavetas passa-volumes blindadas, gavetas passa-documentos ou passa-delivery blindadas, possuem modelos com gaveta para passagem de volumes tipo deslizante, ou modelo giratório.

Para assegurar a proteção destes estabelecimentos, a Conceito Serralheria se especializou em soluções de segurança apropriadas para estas demandas.

Possuem placas blindadas, interna e externa, em aço de alta resistência mecânica, com espessura adequada para a blindagem requerida.

As gavetas passa-volumes blindadas possuem trilhos dotados de rolamentos de esferas de aço, instalados no interior do balcão blindado, na altura da prateleira de passagem especificada.

Possuem trava mecânica de segurança com acionamento em ambas as posições de abertura e fechamento.

As gavetas passa-volumes blindadas contam ainda com uma tampa interna de segurança.

JANELAS

A blindagem de janelas é ideal para assegurar a proteção contra invasão, vandalismo ou balas perdidas, seja para residências, empresas ou estabelecimentos comerciais. Os vidros blindados da BHC são laminados entre si com PVB (polivinil butiral), possuem espessura de 28mm (nível II), 38mm (nível IIIA) e 54mm (nível III).

Na blindagem de janelas, os vidros são calçados, em todo o seu perímetro, com perfis de borracha de 4 mm de espessura, permitindo o trabalho natural de contração/dilatação dos vidros blindados. Os caixilhos são construídos em perfis tubulares de aço carbono estrutural de alta resistência mecânica, com espessura e desenhos adequados à blindagem de janelas requerida.

A estrutura dos caixilhos é dimensionada para acomodação perfeita dos vidros especificados, assim como a distribuição de seu peso ao longo da estrutura. Isso permite a dilatação/contração natural dos vidros blindados sem comprometimento das propriedades físicas ao longo do tempo.

GUICHÊS E BILHETERIAS

A blindagem de guichês e de bilheterias pode ser realizada em vários tipos de estabelecimentos como estádios, cinemas, teatros, casas lotéricas, parques de diversões, casas de shows, casas de câmbio, entre outros.

Estes estabelecimentos lidam com grande fluxo de dinheiro ao longo do dia, tornando-os mais vulneráveis. Daí a importância de investir no reforço da segurança por meio da blindagem arquitetônica.

O investimento na blindagem de guichês e de bilheterias representa uma segurança importante tanto para o público como para os funcionários que trabalham nestes locais.

Alguns de nosso serviços: